Com
o intuito de desenvolver algumas competências no âmbito do Estudo do Meio e da
Língua Portuguesa, optámos por eleger, como tema principal do nosso projeto,
“Os Animais”. Assim, desenvolvemos algumas atividades onde se trabalhassem os
nomes coletivos, as onomatopeias, os nomes comuns (nomes dos respetivos
animais), os habitats, a cadeia alimentar simples, bem como, algumas
caraterísticas físicas de diversos animais.
Segundo a Organização Curricular e Programas do 1º
Ciclo do Ensino Básico, do Estudo do Meio, nomeadamente, no Bloco 3 - À
Descoberta do Ambiente Natural, as crianças encontram-se na fase de aquisição
de conhecimentos que lhes permitam observar
e identificar alguns animais mais
comuns existentes no ambiente próximo (Ministério
de Educação, 2004, pág. 116), estando, deste modo, aptas para reconhecer características externas de
alguns animais, bem como, os diferentes ambientes onde estes habitam (Ministério de Educação, 2004, pág. 116; 2º Ano – “Os Seres Vivos do Seu Ambiente”) e para construir cadeias alimentares simples (Ministério da Educação, 2004, pág.117; 3º Ano
– “Os Seres Vivos do Ambiente Próximo”).
Tal como fora referido anteriormente, o nosso principal
objetivo não se firmou só no desenvolvimento de competências na área de Estudo
do Meio como, também, na área da Língua Portuguesa, uma vez que o Português constitui um saber fundador, que
valida as aprendizagens em todas as áreas curriculares e contribui de um modo
decisivo para o sucesso escolar dos alunos (Reis, 2009, p.21, Programa de Português
do Ensino Básico).
A escolha do público-alvo deveu-se, não só aos diversos
aspetos já referidos como, também, ao fato do Programa de Português do Ensino
Básico referir que no 1º Ciclo, nomeadamente, no 2º ano, as crianças já devem distinguir texto e imagem; ler, respeitando a direccionalidade da
linguagem escrita; ler com progressiva autonomia palavras, frases e pequenos
textos; distinguir nome próprio e
nome coletivo. Sendo que no 3º e 4º anos, estas já possuem outras capacidades,
tais como, a habilidade de identificar as
caraterísticas que justificam a inclusão (ou exclusão) de palavras numa classe,
ler de modo autónomo, em diferentes
suportes, as instruções de atividades ou tarefas (Ministério da Educação, 2009, pág.38).
Referências bibliográficas da fundamentação teórica, das imagens e dos sons utilizados no Jclic e na respetiva reflexão.
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Caras alunas,
ResponderEliminargostei da vossa mensagem porque contextualiza muito bem as opções que tomaram. Acrescentaria as referências bibliográficas que efetuam no texto assim como as das imagens usadas nos jogos.
Quanto aos jogos, sugiro que revejam a sopa de letras para inclusão das palavras a encontrar.
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
ResponderEliminarjá procedemos às alterações propostas. Contudo, não fizemos qualquer alteração à sopa de letras, uma vez que nesta já é fornecido o número de palavras a encontrar. Para além do que já foi referido, esta é ainda pouco complexa visto que o número de letras que a constitui é reduzido. Assim, se incluíssemos as palavras a encontrar, estaríamos a facilitar demasiado a atividade.
Com os melhores cumprimentos, Carolina Ornelas, Lauriana Nunes e Vera Santos.