No âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e
Tecnologias de Informação e Comunicação foi-nos proposta a realização de um
trabalho de pesquisa, o qual tinha como objetivo principal a seleção e,
posterior reflexão, de um jogo educativo, o qual pudesse ser aplicado em sala
de aula. Deste modo, o nosso grupo optou por selecionar o jogo “Acerte a
cor”.
Com a realização deste trabalho pudémos constatar que
a escolha de um bom software é um processo bastante complexo. Inicialmente
pensámos que o design gráfico e o conteúdo do jogo seriam os aspetos mais
significativos, pelo que, na escolha do nosso jogo tivemo-los em consideração.
Após uma vasta pesquisa, concluímos que o jogo “Acerte a Cor” seria a escolha
acertada, destinando-se o mesmo a crianças com idades
compreendidas entre os 3 e os 8 anos, abrangendo assim uma faixa etária alargada.
O jogo “Acerte a cor” desenvolve noções na área da
Matemática (noção de conjuntos/grupos), bem como, de outras áreas relevantes,
quer para o pré-escolar como para o 1º Ciclo do Ensino Básico, permitindo o
conhecimento à criança de que a cada objecto que sobrepõe corresponde a cor
real do objeto.
Após a escolha e respetiva
apresentação do jogo em questão elaborámos uma reflexão sobre o mesmo.
Caras alunas,
ResponderEliminarAntes de mais convém uma referência à Língua Portuguesa que vocês não tratam muito bem. POr exemplo, um dos parágrafos do post começa com: "Este pretende...". A que se refere o "Este"?
Ainda no post sugiro que insiram uma hiperligação para o jogo.
Na vossa reflexão referem vários dos autores sugeridos mas nenhuma dessas referências sustenta as análises que fazem aos jogos.
Por fim alerto para que as citações devem ser sucedidas não só do autor e da data de publicação da obra mas também dá página em que se encontram.
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
ResponderEliminarjá procedemos às alterações sugeridas.
Com os melhores cumprimentos, Carolina Ornelas, Lauriana Nunes e Vera Santos.